Reunião: quarta, 13 de março de 2019
Apresentação dos novos integrantes: André, Clarisse e Josinaldo. Alguns pibidianos saem no meio do processo por diversas razões, e é preciso repor essas pessoas.
Acredito que é mais difícil para quem entra agora, porque precisamos de algum tempo para nos habituar ao ambiente. Os novatos terão que se habituar e além disso daqui a pouco terão que intervir. Mas, não estarão sozinhos.
A Bia relatou sobre como foi falar da experiência dela com a leitura para algumas turmas da escola Onélia Campello. E a partir disso algumas questões foram surgindo sobre como "fazer" os alunos lerem.
Os coordenadores sugeriam trabalhar o tema, questionar acerca do que o tema sugere. Além disso, eles chamaram a atenção para outros meios de chegar a motivação dos alunos a lerem por conta própria. Para isso, nós podemos trabalhar usando paródia, quebra-cabeça, charada, entre outras coisas.
No final da reunião, o Rondinele nos apresentou a experiência dele como leitor e arrancou muitas rizadas. Citou alguns interesses como as revistas dos "Cavaleiros do Zodíaco", Paulo Coelho, games e "Sonhos d'ouro" de Alencar. Falou que deu uma pausa de dez anos, mas retornou a ler quando ingressou na UFAL.
O Rondinele encerrou a fala dele dizendo "se assistiu ao filme, dá uma chance ao livro". Acho que isso resume o nosso intuito nesse momento: despertar no aluno o interesse pela leitura por outros caminhos que não sejam a imposição, direcioná-los por caminhos que eles estejam interessados e por outros que eles possam se interessar.
Acredito que é mais difícil para quem entra agora, porque precisamos de algum tempo para nos habituar ao ambiente. Os novatos terão que se habituar e além disso daqui a pouco terão que intervir. Mas, não estarão sozinhos.
A Bia relatou sobre como foi falar da experiência dela com a leitura para algumas turmas da escola Onélia Campello. E a partir disso algumas questões foram surgindo sobre como "fazer" os alunos lerem.
Os coordenadores sugeriam trabalhar o tema, questionar acerca do que o tema sugere. Além disso, eles chamaram a atenção para outros meios de chegar a motivação dos alunos a lerem por conta própria. Para isso, nós podemos trabalhar usando paródia, quebra-cabeça, charada, entre outras coisas.
No final da reunião, o Rondinele nos apresentou a experiência dele como leitor e arrancou muitas rizadas. Citou alguns interesses como as revistas dos "Cavaleiros do Zodíaco", Paulo Coelho, games e "Sonhos d'ouro" de Alencar. Falou que deu uma pausa de dez anos, mas retornou a ler quando ingressou na UFAL.
O Rondinele encerrou a fala dele dizendo "se assistiu ao filme, dá uma chance ao livro". Acho que isso resume o nosso intuito nesse momento: despertar no aluno o interesse pela leitura por outros caminhos que não sejam a imposição, direcioná-los por caminhos que eles estejam interessados e por outros que eles possam se interessar.
Comentários
Postar um comentário