Primeira visita à escola: segunda, 3 de setembro de 2018
Ao chegarmos à escola, já havia movimentação dos estudantes se dirigindo às salas e o porteiro não fez perguntas ao entrarmos, mesmo assim, nos apresentamos e aguardamos, no pátio da escola, o professor e nosso supervisor Ricardo Pereira chegar. Não demorou muito e ele chegou. Concordamos em dividir nossa equipe de oito pessoas, naquele momento, em dois grupos de quatro a fim de não causar alvoroço na sala de aula, que é pequena. Desse modo, a primeira equipe interagiu no primeiro horário com a turma do nono ano “D” e a segunda equipe interagiu com o nono ano “C” posteriormente. Enquanto nós da segunda equipe esperávamos nosso momento, aproveitamos esse tempo de ócio para conhecer os cômodos da escola. Há algumas cartolinas com trabalhos de artes dos alunos sobre o folclore, culinária, danças, brincadeiras músicas, lendas. Especialmente dois espaços me chamaram a atenção: uma horta e a biblioteca (contendo não só livros didáticos, há também livros paradidáticos organizados por gênero: novela, romance, conto. Há também frases sobre os prazeres da leitura coladas nas estantes). Depois do tour pela escola, a ansiedade já estava controlada.
Logo após, a primeira aula acabou, o professor nos chamou, nós nos apresentamos à turma do nono ano “C” e comentamos brevemente sobre nossos objetivos na sala. De modo semelhante, cada um deles falaram seus nomes, o que gostavam e o que mais tinham dificuldades em língua portuguesa. Para minha surpresa e contentamento, redação venceu como a preferida. As dificuldades variaram entre: regras de gramática, verbos, pontuação e, a mais citada, interpretação de texto. Em seguida, acompanhamos a organização do projeto “Leitura e Escrita”, observamos a interação do professor com os alunos e ao final revisamos um dos poema de cordel sobre Onélia Capello feito pela turma.
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