9º ano "C" liberado: quarta, 25 de setembro de 2019
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
A turma foi liberada porque, segundo o supervisor, as notas estavam sendo colocadas no sistema. Não entendi como isso impossibilita a continuidade das atividades na sala de aula, mas...
De volta ao 9º ano... Essa turma é bem mais tranquila que o 9ºD, estive com eles no início do ano. As generalizações fazem muito sentido, com relação ao comportamento das turmas. O professor Ricardo apresentou a "estrutura da narrativa": 1. Apresentação (introdução) 2. Desenvolvimento 3. Clímax 4. Desfecho Foi desse modo que ele escreveu no quadro. Também fez um marcador indicando "narrador onisciente". Depois disso, fez alguns comentários dos conceitos e entregou uma folha com pontos de uma história (de 15 linhas) que os alunos deveriam produzir (para ajudar na nota), a partir das informações que estavam no papel que foi entregue, O professor pareceu relutante, mas cedeu, quando questionado pelos alunos se podia acrescentar mais personagens na história.
O grupo havia produzido sete crônicas na semana anterior, a maioria fez individualmente, mas alguns preferiram fazer em dupla ou trio. Li as crônicas em casa e fiz algumas observações, sempre com a preocupação de não me intrometer na produção dele. Inclusive isso é um dilema, pois é difícil saber até aonde podemos ir, especialmente no que diz respeito à gramática. Será que apenas devemos apontar os erros gramaticais, uma vez que não dá para trabalhar ortografia, pontuação, coerência, coesão, etc, ou devemos ignorar esses erros, mesmo sabendo que são textos que serão publicados? Ainda não sei. O professor Ricardo não liberou as duas aulas hoje, então a reescrita ficou para a próxima semana.
A professora Edilene iniciou as atividades usando o livro didático. Durante os exercícios, a Thainá pediu ajuda quanto a biografia a ser entregue à professora, na semana da culminância do projeto, sobre o autor que a turma está trabalhando. Ainda nas duas primeiras aulas no 9ºA, auxiliei a professora na atualização do blog dela. Depois da terceira aula e intervalo, fomos ao 9ºB. Foi um momento marcante porque a professora se ausentou para conversar com os pais de um dos alunos e eu fiquei por alguns minutos com a turma, não tinha mais ninguém da equipe do PIBID. Assim que a professora saiu da sala, os alunos começaram a falar alto, gritar, sair do lugar, jogar bolas de papel no outro. Fiquei tensa. Pedi silêncio e que eles fizessem a atividade que a professora havia deixado. Não deram ouvidos. A minha voz não superava os gritos da turma, então fui de grupo em grupo, circulando pela sala, pedindo para que abrissem o livro, explicando a atividade. No grupo em que eu estava, eles me ...
Comentários
Postar um comentário