Primeira aula com as turmas de 7º ano: quinta, 18 de julho de 2019

A mudança de turma já não me causa tanta ansiedade. A vantagem disso é que não há muito espaço para apego.

Os horários foram mudados e agora estou com uma turma de nono ano e duas de sétimo ano, sendo que, na teoria, a interação ou o trabalho será feito apenas no 7ºA, as outras turmas seriam para cumprir a carga horária com atividade de observação. É uma boa teoria.

O que me chamou a atenção, pensando nas quatro equipes das quais fiz parte, é que apesar do intuito  do projeto ser coletivo, os objetivos não são coletivos, em muitos momentos há mais individualidade, o que acaba prejudicando de certo modo o projeto. Tem que se adaptar ou não será possível caminhar sozinho.

Nessa aula, a equipe do PIBID planejou uma roda de conversa, com direito ao jogo "batata quente". Na pessoa em que a batata parava era feita uma pergunta acerca do processo de elaboração do projeto de leitura e escrita da escola, concluído a pouco tempo. A maioria dos alunos não souberam apontar as mudanças, mas foi citado "menos timidez" e "improvisação" como pontos positivos. A mesma dinâmica foi feita no 7ºA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Observação das aulas no 9ºC: quarta, 24 de julho de 2019.

Seguimento do gênero crônica na turma do 9º "C": quarta, 28 de agosto de 2019.

Dia decisivo: quarta, 22 de maio de 2019