Observação das aulas: sexta, 14 de setembro de 2018
Foi a primeira vez em que ficamos só observando a turma, sem interações. Pudemos ver o professor guiar a aula e se relacionar com os alunos com mais foco.
Ao entramos na sala vimos o professor arrumando as cadeiras e reclamando que aquela não era sua obrigação. Os alunos aparentavam descontentamento com a fala do professor e justificaram dizendo que a bagunça tinha sido feita pela turma anterior. Passado o episódio, o professor falou sobre as notas do projeto que ocorreu na segunda, dia 10 de setembro. O critério das notas seria individual, porque, segundo ele, “não é justo alguém que só segurou o cartaz receber a mesma nota de alguém que recitou uma poesia”.
Em seguida, ele pegou o material de apoio que sempre fica em suas mãos e falou sobre a formação das palavras, escrevia exemplos no quadro e pedia as respostas aos alunos que prontamente tinham a resposta correta. Vez ou outra em que alguém respondia errado, o professor falava a resposta correta sem explicar o porquê de a primeira não ser.
O intervalo iniciou às 15h 30min e retomamos às 16h. Ao se acomodarem, os alunos foram surpreendidos com a proposta de uma redação de vinte linhas do professor. O tema foi “Namoro precoce entre jovens”, mas eles queriam que o tema fosse aberto porque não sabiam muito sobre esse assunto. Então, o professor leu brevemente um texto e explicou o significado da palavra “precoce” a pedido de alguns.
A aula acabou às 16h 50 e todos foram liberados.
Comentários
Postar um comentário